quarta-feira, 5 de junho de 2013

Os sonhos dos cães!!!

Os cães também sonham


Cães são, de fato, capazes de sonhar. “O cérebro do cachorro tem a mesma estrutura e segue os mesmos padrões de funcionamento do nosso e, por isso, ele consegue manter uma atividade elétrica cerebral durante o sono”, garante a médica veterinária Rúbia Burnier. Ainda segundo ela, estudos recentes realizados pelos cientistas Matthew Wilson e Kenway Louie,do Massachusetts Institute of Technology, nos EUA, trouxeram evidências de que o cérebro do rato apresenta atividade elétrica durante o sono compatível com sonhos. “Em cérebros mais complexos, como o dos cães, não há dúvidas de que sonham”, conclui. Mas o que eles sonham? Acredita-se que os acontecimentos rotineiros que, de alguma forma, ficaram registrados na memória, tanto positiva como negativamente, façam parte dos sonhos deles. “A razão disso é que, durante o sono, uma área do cérebro ligada ao registro de memória permanece em atividade”, explica. “Cães traumatizados ou que vivem sob condições insuportáveis de estresse têm dificuldade para relaxar e descansam pouco enquanto dormem”, acrescenta Rúbia.

SONO SAUDÁVEL

“Cães saudáveis podem dormir de 12 a 18 horas por dia”, aponta a médica veterinária Joice Peruzzi. No entanto, o sono deles é diferente do nosso. “Eles fazem pequenos ciclos de sono-vigília, ou seja, tiram várias sonecas ao longo do dia.” Joice ainda afirma que, quanto maior o cansaço, mais relaxado ele estará enquanto dorme. “Obesos, idosos e ativos tendem a dormir mais tempo e melhor.”
 Insônia: Depressão, estresse, dores crônicas e problemas neurológicos prejudicam orelaxamento e podem causar insônia no pet.
Acordando devagar: Alguns cães demorama perceber que estão sonhando e podem até agredir quando tocados de forma brusca. Para acordá-lo, apenas chame pelo nome e não toque no corpo, mesmo se ele estiver de olhos abertos.
Sinais do sono: Para saber se o seu cão dorme bem, observe os sinais. Alterações de humor, agressividade e olhos avermelhados são indícios de baixa qualidade de sono.
Abrigo ideal: Não existe cama certa para o pet, mas, se ele fica no chão do lado de fora da casa, o ideal é que seja em um piso seco, liso e que fique abrigado do vento, chuva e frio.

Fonte: http://revistameupet.com.br/comportamento/caes-tambem-sonham/707/

Nenhum comentário:

Postar um comentário